Perguntas Frequentes sobre a Formação de Discípulos
1. O que é Discipulado Infantil?
R: Discipulado infantil é acompanhar a criança salva em seu crescimento espiritual, numa relação de amor e compromisso, inspirando-a intencionalmente a um relacionamento com Deus, através da oração, da leitura da Bíblia e experiências.
2. Qual é o objetivo do Discipulado Infantil?
R: Apresentar cada criança salva, amadurecida em Cristo Jesus (Cl 1:28).
3. Qual é o público alvo do Discipulado Infantil?
R: Crianças salvas; ou seja, aquela que creu em Jesus, é nova criatura, nascido de novo. Porém isto não significa excluir crianças de participarem; mas de verificar se ela colocou sua fé em Jesus e tem certeza de sua Salvação, para então ser discipulada. A criança que ainda não creu em Jesus precisa ser evangelizada.
4. O que é Evangelização discipuladora?
R: Ao discipular uma criança, é necessário identificar se ela já nasceu de novo. Sem nascimento não há crescimento. E como ouvirão (entenderão), se não houver quem pregue? (Rm 10:14). O discipulador precisa ter habilidade em pregar o evangelho. Habilidade se adquire com treinamento. Treinar para expor as verdades do evangelho (Criação/Deus, Queda/Pecado, Redenção e Apropriação). Paulo recomendou a Timóteo “Cumpre cabalmente o teu ministério” (2 Tm 4:5). Realizar integralmente, evangelizando e discipulando. (At 20:20)
5. O evangelho deve ser ensinado no Discipulado Infantil?
R: Mesmo as crianças salvas, precisam ouvir, sempre e de maneiras diferentes a mesma verdade do evangelho, para ficar inculcado na mente e no coração. Crianças aprendem por meio da repetição. Estas verdades podem ser incluídas na mensagem bíblica, nos cânticos ou na explicação de versículo para memorizar, pois o evangelho:
a) É a base da nossa fé cristã (Ef 2:8).
b) É o poder de Deus (Rm 1:16).
c) Transformar a mente (Rm 12:2).
d) Testemunhar (1 Jo 5:11; 1 Pe 3:15)
6. Quem pode discipular as crianças?
R: Qualquer pessoa nascida de novo (Cl 2:6-7). Somente os discípulos podem fazer discípulos. Ser, antes de fazer. Fazer discípulos através de uma vida impactando outra. Conectado com Cristo, ajudando as crianças a fazer o mesmo.
7. Qual o papel da família no Discipulado Infantil?
R: O discipulador deve envolver a família da criança, tornando-os discipuladores. Apresentar a visão do discipulado infantil, compartilhar a vontade de Deus para a criança, motivar, inspirar, sensibilizar, conscientizar e influenciar positivamente os familiares.
Soraia F. Mafra
Nenhum comentário:
Postar um comentário