Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Prisioneiro interpreta sonho de Faraó e torna-se governador


Prisioneiro interpreta sonho de Faraó e torna-se governador

Jovem hebreu, revela o significado do enigmático sonho do rei do Egito
Por Soraia Mafra

José, 30 anos, hebreu, revelou o significado do sonho de Faraó, que despertou recentemente angustiado, depois de ter sonhado algo que nenhum dos sábios da corte real, soube interpretar.
O jovem estaria cumprindo pena acusado injustamente, pela mulher de Potifar, comandante da guarda de Faraó. Testemunhas disseram que ele já teria interpretado outros sonhos de prisioneiros, há cerca de 2 anos, e conforme teria dito, aconteceu.
Sabendo disto, Faraó mandou que o trouxessem. José se apresentou e disse que era Deus que lhe dava a interpretação. Depois de ouvir o sonho, deixou Faraó impressionado com a sua sabedoria, que além da interpretação, sugeriu uma estratégia para contornar o problema.
Faraó declarou que em todo o reino, não há ninguém melhor que José para executar o plano empreendedor. Deu-lhe autoridade sobre toda a terra do Egito, entregou o seu anel de sinete, roupas de linho fino, um colar de ouro e a segunda carruagem real.
José agora, governador do Egito, tem pelos próximos anos um grande desafio: administrar e armazenar mantimento para tempos difíceis que virão sobre a terra.

sábado, 4 de janeiro de 2020

Belíssima jovem chega na terra de Canaã, vinda da Mesopotâmia


Belíssima jovem chega na terra de Canaã, vinda da Mesopotâmia.


A jovem teria sido trazida por Eliezer, servo de confiança de Abraão, que seguiu instruções precisas na escolha de uma noiva para seu filho Isaque.
 A moça chama-se Rebeca e além de sua incrível beleza, foi apontada como prestativa, bondosa, voluntária e hospitaleira. Veio da cidade de Harã na região da Mesopotâmia, onde até então, vivia com sua família. O pai é Betuel e o avô é Naor, o irmão de Abraão. 
A história tem um desenrolar surpreendente, quando os planos de Eliezer, sob orientação de Deus, começam a se concretizar passo a passo. Consciente de que Deus havia escolhido uma noiva para Isaque, mas não sabia quem ela era, temia ser precipitado e tomar decisões erradas. Chegando em Harã, teria pedido a Deus um sinal muito específico sobre a identidade da moça e mesmo antes de terminar sua súplica, a bela jovem apareceu, agindo exatamente conforme sua oração, dando-lhe água, e também para os seus camelos, alegremente e bem disposta. Depois de adorar a Deus, sabendo que sua oração tinha sido respondida, Eliezer a presenteou com jóias e pediu hospedagem em sua casa, onde foi muito bem recebido.
Antes de jantar com a família de Rebeca, contou sobre Abraão, que era muito rico, e sobre sua missão; sua oração e de como Deus havia respondido, concluindo: “Fui enviado por meu senhor Abraão para cá, para achar entre vocês – os parentes deles – uma esposa para Isaque”. O pai e o irmão de Rebeca aceitaram a proposta de Eliezer, convictos que Deus tinha planejado tudo, para que Rebeca fosse a esposa de seu parente desconhecido, Isaque. Rebeca consentiu em ir com ele e partiram para a terra de Canaã.
Isaque estava no campo meditando, num final de tarde, quando chegou a caravana. Correu para encontrar sua noiva, que cobriu seu rosto com um véu, como manda o costume, esperando sua chegada. E o casamento, planejado por Deus, foi iniciado!
Profª Soraia Mafra


Discipulado Infantil - da Implantação à Formatura


Elaborei estas dicas para auxiliar na implantação e desenvolvimento do Discipulado Infantil em sua igreja.
É importante conhecer o Discipulado e desempenhar com excelência este projeto; para isso, sintetizamos noções básicas, práticas, e procedimentos relevantes.
Lembre-se que, todo projeto inicia-se com oração, para que Deus direcione cada detalhe, e os resultados, sejam salvação e crescimento espiritual! 
1. Preparação
1.1 Quem são as crianças? Faça uma lista das crianças para serem discipuladas em sua igreja, inclua a idade e se já fez algum dos livros do discipulado. A partir destes dados, organize numa planilha, as novas turmas. Lembre-se que, o discipulado não se limita apenas às crianças de sua congregação ou às que podem vir no dia da semana estipulado. Considere alternativas de alcançar outras crianças. Tenha uma relação de todas as crianças e quais etapas já percorreram.
1.2 Equipe: Prepare uma equipe, homem ou mulher, jovem ou adolescente, que tenha nascido de novo, esteja disponível e seja comprometido com Deus, com a Sua palavra e com as crianças. Escolha sempre alguém para treinar – Discipulador em treinamento.  
1.3 Melhor dia da semana: Verifique as possibilidades, qual é o melhor dia da semana, qual é o mais frequentado, qual o dia que os pais podem trazer os filhos, qual dia terá equipe disponível. 
1.4 Kit do aluno: Prepare o Kit do aluno de acordo com suas possibilidades e preferências. Ele pode conter: Pasta c/ elástico transparente, lápis, borracha, lápis de cor, régua, apontador, caderno pequeno ou de desenho (dependendo a idade da turma). Pode ser encapado e decorado. Se preferir diminuir os custos, peça aos pais um caderno para colagem das atividades, lápis e borracha.
1.5 Material: Verifique quais materiais (quadro negro, quadro de pregas, cartazes, cds com cânticos, aparelho de som, fita adesiva, decoração, etc) serão necessários para o desenvolvimento das aulas e sala disponível.
1.6 Planejamento: Verifique a quantidade de aulas. Observe no calendário se haverá feriado, férias escolares, ou congressos durante o período de aulas. Marque a data para a Formatura, se for preciso uma ou duas semanas para ensaios e organização, considere.
2. Desenvolvimento
2.1 Apresentação: Entregue o Kit do aluno, apresente a revista do Discipulado Infantil, fale sobre a bolsa para o Culto Familiar e os procedimentos do Discipulado Infantil.
2.2 Encontros: O encontro ou aula, para o Discipulado Infantil deve conter: oração inicial, louvor, chamada, oportunidade para testemunhos e pedidos de oração, leitura bíblica, oferta (opcional), mensagem, apelo, sorteio da Bolsa do Culto Familiar e oração final.

2.3 Bolsa do Culto Familiar: A cada semana um discipulando é sorteado para levar para sua casa a Bolsa do Culto Familiar. Essa bolsa deverá contém uma Bíblia, a revista do discipulado infantil, e um caderno, onde os pais, farão um breve relato de como foi o Culto Familiar; quem participou, qual versículo foi lido e qual hino cantaram e colar uma foto da família (opcional). Pode ser incluído na bolsa, Cds com cânticos, DVD com histórias bíblicas, quebra cabeças e jogos referente as lições estudadas. 
3. Formatura
3.1 Data: Escolha a data da Formatura e decida juntamente com o pastor. Pode ser um Culto Infantil especial para a Formatura ou em momento reservado para a entrega dos certificados e juramento durante o Culto da Família.
3.2 Lista de formandos: Elabore a lista de formandos que alcançaram a frequência pretendida (75% geralmente). Preencha o Relatório de Formatura e entregue a coordenação do Discipulado Infantil (na reunião mensal) com 30 dias de antecedência para a solicitação dos certificados e informe a data da Formatura.
3.3 Outros detalhes: (Opcional):
Confeccione convites, para os pais e familiares. Alugue becas. Ensaie apresentações. Providencie o Juramento. Prepare Lembrancinhas para o discipulando, para os pais e a decoração da igreja.
3.4 Cronograma: Planeje o cronograma da cerimônia de Formatura (modelo em: https://contandoerecontandohistoriasbiblicas.blogspot.com/2020/01/modelo-de-cerimonia-para-formatura.html, estimando o tempo de cada momento. 
4. Volte ao ponto 1 e repita com outras crianças!!!

Profª Soraia Mafra

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

MODELO DE CERIMÔNIA PARA FORMATURA DISCIPULADO INFANTIL


MODELO DE CERIMÔNIA PARA FORMATURA
DISCIPULADO INFANTIL

1º Abertura: É com muita alegria e gratidão a Deus que, celebramos a conquista dos formandos do Discipulado Infantil!
Por que discipular crianças? Jesus disse: “Deixai as crianças e não as impeçais de virem a Mim, porque das tais é o reino dos céus”. Mateus 19:14. Essa é a nossa parte. “Ensina a criança no caminho em que deve andar e mesmo quando for idoso não se desviará dele”. Provérbios 22:6. Essa é a parte dos pais.
Discipulado infantil significa aprender de Jesus e se tornar mais como Ele. Todo Cristão é chamado para ser discípulo de Jesus e ensinar outros a serem discípulos. Não basta acreditar; nossa vida deve ser toda dedicada a Jesus, isso é discipulado.

2º Entrada: Agora vamos receber os formandos do discipulado infantil: Turma (revista utilizada). Depois que todos entrarem chama a próxima turma.

3ºApresentação de coral das Crianças Formandas

4º Homenagem aos pais: O discipulado começa na família, nossa primeira igreja, onde se aprende sobre o amor. Neste momento os discipulandos querem presentear os pais. Pedimos que todos os pais se coloquem em pé. (As crianças levam a lembrancinha para os pais e voltam aos seus lugares).

5º Honra ao mérito: Temos discipulandos que se destacaram por seu bom desempenho e por não faltar em nenhum dos nossos encontros e gostaríamos de incentivá-las com certificado de honra ao mérito.

6º Vídeo: Queremos compartilhar com a igreja, com os pais e demais convidados, o privilégio que é ser um discipulador, com um pequeno vídeo de alguns momentos abençoados que passamos juntos.

7º Entrega dos certificados: neste momento faremos a entrega dos certificados. (Chame a criança pelo nome completo, conforme lista e a ordem dos lugares previamente ensaiado. A discipuladora entrega  professora entrega o certificado e a lembrancinha para os pais, que por sua vez, entregam ao filho (olham para o fotógrafo, se houver) e voltam aos seus lugares.

8º Juramento: Juramento do discipulado com a mão no coração, e no final joga o capelo para o alto, seguido da chuva de prata (opcional).

JURAMENTO DO DISCIPULADO INFANTIL
Eu prometo cumprir fielmente tudo o que aprendi.
Amar a Deus sobre todas as coisas
Amar o próximo como a mim mesmo
Honrar e respeitar meus pais, o pastor e as professoras;
Guardar no meu coração as palavras do Senhor para não pecar.
Ser bom filho bom discípulo e bom amigo!

  Hino especial (opcional)

10º Encerra com agradecimento da Líder.

Profªs Edileusa Mafra e Soraia Mafra