Pesquisar este blog

sábado, 4 de janeiro de 2020

Belíssima jovem chega na terra de Canaã, vinda da Mesopotâmia


Belíssima jovem chega na terra de Canaã, vinda da Mesopotâmia.


A jovem teria sido trazida por Eliezer, servo de confiança de Abraão, que seguiu instruções precisas na escolha de uma noiva para seu filho Isaque.
 A moça chama-se Rebeca e além de sua incrível beleza, foi apontada como prestativa, bondosa, voluntária e hospitaleira. Veio da cidade de Harã na região da Mesopotâmia, onde até então, vivia com sua família. O pai é Betuel e o avô é Naor, o irmão de Abraão. 
A história tem um desenrolar surpreendente, quando os planos de Eliezer, sob orientação de Deus, começam a se concretizar passo a passo. Consciente de que Deus havia escolhido uma noiva para Isaque, mas não sabia quem ela era, temia ser precipitado e tomar decisões erradas. Chegando em Harã, teria pedido a Deus um sinal muito específico sobre a identidade da moça e mesmo antes de terminar sua súplica, a bela jovem apareceu, agindo exatamente conforme sua oração, dando-lhe água, e também para os seus camelos, alegremente e bem disposta. Depois de adorar a Deus, sabendo que sua oração tinha sido respondida, Eliezer a presenteou com jóias e pediu hospedagem em sua casa, onde foi muito bem recebido.
Antes de jantar com a família de Rebeca, contou sobre Abraão, que era muito rico, e sobre sua missão; sua oração e de como Deus havia respondido, concluindo: “Fui enviado por meu senhor Abraão para cá, para achar entre vocês – os parentes deles – uma esposa para Isaque”. O pai e o irmão de Rebeca aceitaram a proposta de Eliezer, convictos que Deus tinha planejado tudo, para que Rebeca fosse a esposa de seu parente desconhecido, Isaque. Rebeca consentiu em ir com ele e partiram para a terra de Canaã.
Isaque estava no campo meditando, num final de tarde, quando chegou a caravana. Correu para encontrar sua noiva, que cobriu seu rosto com um véu, como manda o costume, esperando sua chegada. E o casamento, planejado por Deus, foi iniciado!
Profª Soraia Mafra


Um comentário: