FAZENDO O APELO À CRIANÇA
NÃO SALVA
O apelo é uma oportunidade para a criança expressar seu desejo de receber Cristo como Salvador. Para o professor, ele é o elo entre ensinar a Mensagem da Salvação e o aconselhamento da criança. Este é um momento importante quando você não quer que nada o perturbe. Prepare-se com antecedência e reflita cuidadosamente sobre como fará o apelo para a Salvação. Confie depois no Senhor, para que Ele seja a sua tranquilidade e confiança durante o apelo.
I. Razões para Fazer o Apelo à Criança
A. As crianças não estão salvas (Salmo 51:5; João 3:18).
B. O homem natural não pode entender as coisas de Deus (1 Coríntios 2:14).
C. Deus quer que as crianças cheguem a Ele (Mateus 18:14; Marcos 10:14).
II. Princípios para lembrar ao Fazer o Apelo
A. Usar a Bíblia.
O apelo é na verdade de Deus. Leia ou cite um versículo bíblico que inclua tanto a condição de Deus para a Salvação (o que Ele requer da criança) quanto a promessa divina de Salvação (o que Ele oferece à criança). Explique a condição e a promessa à criança. Os seguintes versículos estão entre aqueles que podem ser usados com uma criança:
Versículo | Condição | Promessa |
João 1:12 | receber, crer | tornar-se filho de Deus |
João 3:16 | crer | ter a Vida Eterna |
Atos 16:31 | crer | ser salvo |
Romanos 10:13 | invocar (pedir socorro) | ser salvo |
B. Faça o apelo só depois de apresentar a Mensagem da Salvação. Se tiver de atender ao apelo de Deus, a criança deve compreender a sua necessidade como pecadora e crer na morte e na ressurreição do Senhor Jesus como o único caminho para a Salvação. Escolha antecipadamente o versículo que vai ler ou citar para o apelo, use depois os mesmos conceitos e palavras quando apresentar a Mensagem da Salvação. Por exemplo, "receba" Cristo e torne-se "filho de Deus" (João 1:12) ou "creia" e seja "salvo" (Atos 16:31).
C. O apelo deve ser claro.
Pratique para que possa explicar claramente o versículo do apelo. Sua voz deve ser baixa e reverente para ajudar a transmitir a importância dessa decisão. Tenha a certeza de que a criança saiba exatamente qual o propósito do seu apelo.
D. O apelo deve ser breve.
A atenção da criança é pequena. Se Deus estiver falando com a criança, ela irá atender sem um apelo prolongado.
E. Esteja certo de que o apelo é pessoal. Use o pronome você em vez de alguém ou quem.
D. O apelo deve ser definido.
Diga à criança exatamente como e quando atender e aonde ir para o aconselhamento.
G. A decisão da criança ao atender o apelo deve ser espontânea. Permita que o Espírito Santo a convença do pecado. Quando Ele está trabalhando no coração da criança, não há necessidade de pressão ou de um apelo emocional. Nunca pressione a criança para tomar uma decisão.
III. Passos para Fazer o Apelo
A. Recapitule brevemente a necessidade da Salvação. (Você é pecador.)
B. Recapitule brevemente o Caminho da Salvação. (Jesus pagou pelo seu pecado.)
C. Leia ou cite um versículo de apelo, explicando tanto a condição quanto a promessa. (Em alguns casos você pode preferir recapitular a necessidade e o Caminho da Salvação enquanto explica o versículo de apelo.)
D. Peça às crianças que fechem os olhos nesse ponto.
E. Usando as mesmas palavras do versículo de apelo (receber, crer, invocar), faça uma pergunta pessoal para convidar a criança a ir a Cristo, e dê-lhe uma oportunidade para mostrar a você que gostaria de aceitá-1O. Por exemplo:
"Você já é filho de Deus? Caso não seja, você quer receber Cristo hoje e tornar-se Seu filho? Se quiser receber Cristo, levante a mão" (João 1:12).
"Você ja creu no Senhor Jesus para salvá-lo do pecado? Para mostrar que gostaria agora de crer em Jesus, abra os olhos e olhe para mim" (Atos 16:31).
"Você quer invocar (chamar por) Jesus hoje para salvar você? Mostre que quer invocar (chamar por) a Ele; fique em pé e se coloque ao meu lado" (Romanos 10:13).
Nota: A criança não é salva só pelo fato de atender ao apelo. Use as frases "mostre" "encontre-se comigo" para explicar a ela como pode ser ajudada por você. Diga:
"Se quiser receber Cristo como seu Salvador, mostre isso levantando a mão", em vez de "Se quiser receber Cristo como seu Salvador levante a mão".
F. Se algumas crianças atenderem, dê novas instruções para separá-las do grupo a fim receberem aconselhamento:
"Se você levantou a mão, venha ficar ao meu lado."
"Se você abriu os olhos e olhou para mim, encontre-se comigo junto ao piano depois da aula."
Nota: Para evitar confundir a criança, de uma instrução de cada vez. Se uma criança se aproximar de você, espere que chegue e depois diga onde vai conversar com ela com quem ela terá aconselhamento. Se tiver de esperar até mais tarde para conversar com uma criança, não deixe de repetir as instruções no final da aula.
IV. Exemplos de Apelo
A. Algumas o apelo pode seguir-se a uma apresentação da Mensagem da Salvação; por exemplo:
A Biblia diz que você e eu pecamos e merecemos ser castigados pelo nosso pecado. O Senhor Jesus, o Filho de Deus, morreu na cruz e derramou Seu sangue para receber o castigo pelo seu pecado e o meu. Você talvez saiba estes fatos, mas nunca confiou pessoalmente no Senhor Jesus como o Único que pode perdoar o seu pecado e dar a Vida Eterna. Você quer dizer a Deus que é pecador e precisa do Salvador? Quer crer no Senhor Jesus hoje? A Bíblia diz: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Por favor, cada um de vocês abaixe agora a cabeça e feche os olhos. (Faça uma pausa enquanto as crianças obedecem.) Se você quiser dizer ao Senhor Jesus hoje que tem fé nEle como o Único que pode perdoar o seu pecado e dar-lhe Vida com Ele para sempre, mostre isso levantando a mão e saberei que é isso que quer fazer. (Dê tempo para a decisão.) Se você levantou a mão para dizer-me que quer crer no Senhor Jesus para receber o perdão dos pecados e a Vida Eterna, levante e venha sentar na primeira fila. Depois da aula vou mostrar a você, na Palavra de Deus, como você pode crer no Senhor Jesus para receber perdão para seus pecados.
B. Quando fizer o apelo como parte da lição bíblica, relacione a necessidade da Salvação como apresentada na lição com a necessidade na vida da criança não salva. O apelo sugerido no esboço para "A Cura de Naamã" em 2 Reis 5:1-15 ilustra este método: Naamã foi curado porque ele confiou humildemente em Deus para ser curado da lepra. Você pode ser limpo do seu pecado confiando em Deus para ter o perdão e a Vida Eterna. A Bíblia diz: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Ao crer em Jesus para ter a Vida Eterna, você não precisará mais ficar separado dEle por causa do seu pecado. Você sabe que pecou? Você crê que o Senhor Jesus morreu para purificar você do seu pecado e salvá-lo do castigo de ficar separado dEle para sempre? Você quer que Ele lhe dê a Vida Eterna e torne você puro por dentro? Você pode mostrar-me que está pronto para confiar no Senhor Jesus, levantando a mão. Depois de orarmos, vou sentar-me com você no fundo da sala, e vamos examinar juntos a Palavra de Deus para ver como você pode confiar no Senhor Jesus para torná-lo limpo do pecado.
V. Resumo dos Passos para Fazer o Apelo
A. Recapitule a necessidade da Salvação.
B. Recapitule o Caminho da Salvação.
C. Leia ou cite um versículo de apelo. Explique tanto a condição quanto a promessa.
D. Faça as crianças inclinarem a cabeça e fecharem os olhos.
E. Faça uma pergunta que dê à criança oportunidade para se decidir e ir a Cristo.
F. Quando a criança atender ao apelo, separe-a do grupo para que possa aconselhá-la.
VI. Depois de Feito o Apelo
Aconselhe cuidadosamente cada criança que atender ao apelo, confiando em Deus para guiar você. [Veja: Aconselhando a Criança Não Salva para a Salvação", Bíblia de Recursos para o Ministério com CRIANÇAS, p. 1062.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário