Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2022

Dicas para iniciar um novo Tema de estudos





Dicas para iniciar um novo Tema de Estudos

Vai iniciar uma nova série de mensagens bíblicas sobre um determinado tema com as crianças? Confira algumas dicas super fáceis para ajudar você a alcançar excelentes objetivos. Então, vamos lá! 

1. Separe material sobre o tema a trabalhar

Comece colocando numa caixa ou pasta o que você tem sobre o tema: livros, mapas, figuras, cânticos, curiosidades, brincadeiras, dinâmicas, histórias bíblicas, histórias com fundo moral, e testemunhos.

 

       Crédito: Pinterest


2. Tenha uma visão panorâmica do Tema

Comece o estudo do tema com antecedência. Leia os textos bíblicos e lições para ter uma visão geral do que vai ensinar. Pesquise costumes da época, palavras e termos em dicionários bíblicos, consulte mapas, vídeos e Bíblia de estudos. 

3. Diversifique os Visuais para o ensino

Figuras de revistas de escola dominical passadas podem virar ilustrações para visuais de versículos, corinhos ou cartazes, ou você pode mostrar  no momento de dinâmicas e explicações. Outra dica é arquivar ou catalogar suas figuras por temas, fica bem mais fácil encontrar. Exemplo: figuras sobre a morte de Jesus, milagres de Jesus, etc.

4. Faça cartaz sobre o Tema


Cartazes ajudam as crianças a entenderem melhor o tema em estudo.


5. Faça uma seleção de cânticos

A música é uma ferramenta prática, alegre e poderosa, além de reforçar o ensino, facilita a memorização, descontrai, socializa e pode fazer parte do momento de louvor e adoração.

Crédito Pinterest


Agora é só montar as mensagens bíblicas seguindo o tema escolhido. Não esqueça de iniciar e terminar com oração, e o Espírito Santo se encarrega de germinar a sementinha nos corações!

 


 


quarta-feira, 1 de junho de 2022

 ORAÇÃO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

Ore pelos direitos da criança, do ponto de vista cristão:

1. Toda criança tem direito de ser procurada com afinco e dedicação para não ficar perdida

“Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos”. (Mateus 18:14)


2. Toda criança tem direito de receber proteção e cuidado especial

“Quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse no pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar”. (Mateus 18:5,6)


3. Toda criança tem direito de conhecer o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14.6)


4. Toda criança tem direito de não morrer pelos pecados cometidos. Jesus pagou o preço

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5.8)


5. Toda criança tem direito de Tornar-se filho de Deus

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”. (João 1:12)


6. Toda criança tem direito de ser discipulada e receber crescimento espiritual

“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. (2 Pedro 3.18)


7. Toda criança tem direito de ter uma vida abundante em Cristo

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. (João 10:10)


8. Toda criança tem direito de ter uma armadura completa para defender-se do mal

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. (Efésios 6:11)


9. Toda criança tem direito de orar e receber resposta

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.Porque, aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á”.(Mateus 7:8


10. Toda criança tem direito de pertencer ao corpo de Cristo e atuar como parte importante nesse corpo, inclusive como missionária

“Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários”. (1 Coríntios 12:22)


11. Toda criança tem direito de ressuscitar quando Jesus voltar

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele”. (I Tessalonicenses 4:14)


12. Toda criança tem direito de ter um novo nome na glória

“Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”. (Apocalipse 2:17)


https://www.apec.com.br/site/intercessao/ore-pelos-direitos-da-crianca/

terça-feira, 19 de abril de 2022

DICAS para o Discipulado no lar!

Dicas para o Discipulado no lar!

Olá Família! Que bom que vocês estão se reunindo para o Discipulado no lar!  E aí vão algumas dicas minhas e da Profª Patrícia Fischer, para tornar esses encontros um evento marcante.

Acampamento bíblico: Que tal fazer um encontro para o Discipulado diferenciado no fim de semana? Usar uma barraca de camping ou confeccionar uma com a família no quintal. Legal, não é mesmo? As crianças vão amar!


Piquenique: Dias de sol soltam a imaginação! E a ideia é aproveitar. Se na sua casa tem um espaço fora ou até na sacada, a sugestão é colocar uma toalha ou tapete, convidar a família e saborear a palavra de Deus, acompanhada de uns biscoitinhos! Que tal no próximo sábado?



Café da manhã surpresa: Essa é uma dica para os pais que amam boas recordações. Prepare um café da manhã para as crianças e sirva numa bandeja. Elas ficarão encantadas com a surpresa! Enquanto se deliciam, conversem sobre as coisas de Deus e o tema estudado. Terminem com uma oração especial.




Discipulado à moda do Chef: Escolher um domingo, pra fazer um almoço especial em família. Só vocês, ninguém de fora. Mas prepare tudo como se fosse receber uma visita muito importante em sua casa. Escolha aquela toalha mais bonita, prepare sua receita predileta,  a que sua família mais gosta, enfeite a mesa com flores se puder, ou decore com coraçõezinhos feitos de papel, presos em palito de churrasco. A ideia é deixar tudo bem especial, para uma refeição memorável. Uma música suave dá um toque festivo.



Deus os abençoe!

Discipulado no lar - 1º DIA: A Primeira Família: Adão e Eva

Olá Família, este é o primeiro encontro de Discipulado no lar

O tema abordado nos três primeiros será: Deus criou a família perfeita. Um homem, uma mulher e seus filhos. Deus criou a família para amar, ajudar e alegrar. O marido deve amar a sua esposa, a esposa deve respeitar o seu marido. O dever cristão dos filhos é obedecer ao pai e a mãe, e os pais devem criar os com a disciplina e os ensinamentos cristãos. Efésios 5:33, 6:1,4.

Objetivo:  Que a família escolha amar a Deus e obedece-lo.

Base Bíblica: Gênesis 2:7,22; 3:20; 1:28

Oração: Oração agradecendo a Deus pelo Discipulado no lar e pedindo que o Espírito Santo os dirija.

Louvor: Escolham um louvor para expressar gratidão ao Senhor.

Versículo para memorizar: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”. Gn 1:31a

Instrução: Deus quis que soubéssemos como Ele criou a primeira família, e como ela era perfeita e especial para Ele, por isso, deixou registrado em Sua palavra, na Bíblia.  O primeiro homem, chamou-se Adão, e Deus o formou do pó da terra, o colocou no Jardim do Éden, onde ele se encarregou de colocar nomes em todos os animais. Mesmo tendo todos os animais para cuidar e brincar, ele se sentia só. Deus fez a mulher, Eva, para ser sua esposa, para que juntos pudessem planejar, conversar, rir e amar. Deus os abençoou e disse que desfrutassem de todas as coisas do mundo que havia criado. Eles deveriam ter filhos para ajudá-los na tarefa que Deus lhe havia confiado. Embora o mundo estivesse a cargo deles, deveriam sempre obedecer a Deus. Deus os amava e sabia o que era melhor para eles. Se seguissem essas instruções seriam felizes.

Tarefa: Arquivo familiar. Resgaste fotos antigas, dos pais quando crianças, quando jovens, do casamento, e faça uma noite especial de “histórias de família”. Conversem sobre as fotos. Contem sobre seus pais, a infância, irmãos e irmãs. Que igreja frequentavam quando adolescentes, como eram os cultos. Como se conheceram.

Atividade: (para o caderno) Escreva o nome das pessoas que moram na casa, em seguida faça um desenho.

Oração final: Orem pela família, agradecendo a Deus por os terem unido de forma tão especial. Peçam a Deus que os guarde e ajude a continuar com o discipulado no lar.

Deus os abençoe!

Discipulado no lar - 2º DIA: As primeiras crianças: Caim e Abel

Olá Família, este é o segundo encontro de Discipulado no lar. O tema abordado nos três primeiros será: Deus criou a família perfeita.


Objetivo:
Que a família agradeça a Deus por cada integrante e reconheça que Deus criou cada um com suas particularidades.

Base Bíblica: Gênesis 4:1-2

Oração: Oração agradecendo a Deus por cada integrante de sua família.

Louvor: Sugestão: Escolham um louvor sobre família, por exemplo da Aline Barros ou Cassiane e Jairinho.

Versículo para memorizar: “Os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que Ele dá.”. Salmos 127:3

Instrução: Adão colocou o nome de Eva em sua esposa, que quer dizer “vida”, “mãe da humanidade”. Eva ficou muito feliz com o nascimento de Caim. O nome Caim significa “Bem, Possessão, Propriedade”. Aquele filho talvez fosse mais valioso para Eva do que qualquer outra coisa, e ela desde o começo compreendeu que ele era um presente dado por Deus. Mais tarde, nasceu Abel, o segundo filho.
Deus criou Adão e Eva, e deu vida a Caim e Abel. Esse mesmo Deus fez você e eu. Ele escolheu a cor dos seus olhos, dos seus cabelos e da sua pele. Deus deu tudo o que você necessitava para ser você! Deus o ama muito. Como é maravilhoso que é um Deus perfeito e santo nos tenha criado, e nos ame tanto!
Os meninos cresceram. Caim se interessou em cuidar da terra, e se tornou agricultor. Já Abel, gostava de ovelhas, e se tornou “pastor de ovelhas”.
Cada pessoa é diferente da outra, mesmo irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. As diferenças entre irmãos, até mesmo gêmeos, vão muito além dos olhos, cabelo e porte físico. Cada um tem sua personalidade, seu modo de ver as coisas, de tratar as pessoas; um é mais concentrado, outro é mais responsável, uns se destacam por serem brincalhões, outros por serem mais amorosos e assim continua a lista de qualidades e diferenças. Porém, todos fomos criados por Deus e para Ele.

Tarefa: Reúna os participantes da família em círculo e o pai ou a mãe, inicia dizendo o seu nome, seguido de uma qualidade que comece com a primeira letra do seu nome e de alguma forma descreva alguma de suas características. (Ex: Fernando feliz, Cristina criativa, Maria motivadora). Quem estiver no lado, acrescenta o seu nome e c qualidade, e acrescenta o anterior. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa dizendo o nome e tendo que lembrar a qualidade dos que a antecederam, para depois acrescentar o seu nome e sua qualidade.

Outra opção, é “Parente secreto”. A família deverá estar disposta em círculo e cada participante sorteia um papel com o nome de outro participante. Um participante começa a dar dicas sobre o seu “Parente secreto”, suas qualidades, do que mais gosta; para que os outros tentem descobrir. O que acertar, continua a brincadeira dando as dicas do seu “Parente secreto”, até todos participarem.

Atividade: (para o caderno) Escreva o nome de cada integrante de sua família e uma qualidade.

Oração final: Agradeçam a Deus por terem sido criados por Ele, com suas qualidades e diferenças. Peçam a Deus que os ajude a serem pessoas boas e realizadas, sempre amando e respeitando um ao outro.

Deus os abençoe! 

Discipulado no lar - 3º DIA: A família de Noé


Olá Família, este é o terceiro encontro de Discipulado no lar. O tema abordado nos três primeiros é: Deus criou a família perfeita.



Objetivo: Que a família escolha andar com Deus, obedece-lo e fazer a diferença em sua geração.

Base Bíblica: Gênesis 6:9-14,18,22

Recurso: Fazer um barco de dobradura p representar a arca de Noé

Oração: Ore para Deus ajudar sua família a obedece-lo e fazer a diferença em sua geração.

Louvor: Escolham um hino de adoração e louvor. (Sugestão: HC nº77).

Versículo para memorizar: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto” Salmos 51:10 (ARC)

Instrução: Em meio a uma geração corrompida, Deus encontrou um homem que o amava, obedecia e que fazia o que era certo e bom para sua família, e para todos que viviam a sua volta. Seu nome era Noé. Um dia Deus disse a Noé o que planejava fazer. As pessoas haviam estragado o mundo com suas ações más e cruéis, por isso Deus mandaria um dilúvio para destruir todas as coisas. Mas Noé e sua família ficariam seguros.
Deus deu a Noé instruções, que ele seguiu precisamente. Foi necessário muito tempo para juntar todos os materiais, e enquanto trabalhava, advertia sobre o dilúvio que chegaria. Mas ninguém prestou atenção ao que ele dizia.
Noé acreditou nas coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Obedeceu a Deus e toda a sua família foi salva.

Tarefa: Noé e sua família faziam a diferença em sua geração. Em roda de conversa, pense em situações práticas que desafiem sua família a encontrar soluções baseadas em princípios bíblicos. Sugestões:
O que você faria? Se você encontrasse no chão, em frente à igreja, uma nota de valor significativo.
O que você faria? Se seus amigos, durante uma visita à sua casa, começassem falar mal de outra família.

Atividade: (para o caderno) Escreva uma lista de atitudes que a família poderia adotar para ser:
Confiante em Deus:
Obediente a Deus:
Fazer a diferença:

Oração final: Peçam a Deus que os ajudem a crescer nos caminhos dEle e os conduzam à Sua vontade. Fortaleça a família para que não vacilem nem duvidem; mas sejam transformados pelo Seu poder todos os dias. 

Deus abençoe!


Discipulado no lar - 4º DIA: O pecado entra no mundo


Olá Família! Este é o quarto encontro de Discipulado no lar
O tema abordado nos três próximos é: A família sofre porque as pessoas erram. As famílias erram quando fazem as coisas que Deus disse para não fazer e quando não fazem as coisas que Deus mandou fazer. As famílias erram quando mentem, brigam e se separam.

Objetivo: Entender que a família sofre quando desobedece às instruções de Deus.

Base Bíblica: Gênesis 2:15; 3:1-24

Oração: Orem pedindo ajuda de Deus para se afastar do mal e se aproximar dEle.

Louvor: Coloque previamente dentro de uma caixa ou pote, as sugestões de louvores dos integrantes da família. Chacoalhe e retire uma sugestão de dentro da caixa e cantem.

Versículo para memorizar: “Dirige os meus passos, conforme a Tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine.” Salmos 119:133 NVI

Tarefa: Ofereça feijão enrolado num papel de bala. Conte como é fácil ser enganado. A Bíblia fala de alguém foi enganado.

Instrução: Deus deu para Adão e Eva um lindo lugar para morar e se seguissem suas instruções seriam muito felizes. Ele os amava e sabia o que era melhor para eles. Parecia que nada poderia estragar a felicidade deles no Jardim do Éden. Mas havia alguém que estava planejando arruinar tudo o que Deus tinha feito. Era Satanás, o inimigo de Deus, que detestava tudo o que era bom, e disfarçado de cobra, enganou e convenceu Eva a comer o fruto proibido e oferecer para Adão.
Naquele momento o pecado entrou no mundo. Quando Deus perguntou sobre o pecado deles, Adão culpou Eva e Eva culpou a cobra. Eles foram castigados e tiveram que sair do Jardim do Éden. A partir de então, todos nasceriam pecadores.
Mas Deus em sua infinita misericórdia, fez uma promessa especial, de que enviaria um dia Alguém (Jesus) que acabaria com o pecado e venceria Satanás (Gênesis 3:15) Jesus recebeu o castigo pelos nossos pecados, por isso você hoje pode receber de Deus o presente do perdão e a vida eterna. Jesus é o salvador que Deus, há muito tempo, prometeu enviar.

Atividade: (para o caderno) Escreva ou desenhe sobre atitudes que nos ajudam a andar conforme a palavra de Deus.

Oração final: Agradeçam a Deus por Jesus ter morrido em nosso lugar. Peça a Ele para ajudar sua família a andar conforme a palavra de Deus e não permitir que o pecado a domine.

Deus abençoe!

Discipulado no lar - 5º DIA: A primeira rivalidade familiar

Olá Família! Este é o quinto encontro de Discipulado no lar. O tema é: A família sofre porque as pessoas erram. Porém Deus nos ama e oferece um caminho para a reconciliação.


Objetivo: Que a família aceite os conselhos de Deus e ofereça a Ele uma verdadeira atitude de adoração.

Base Bíblica: Gênesis 4:3-16

Recurso: Fazer uma amostra com as pedrinhas e gravetos representando um altar. Colocar figura de ovelha, frutas e hortaliças, mostrando como um presente era oferecido a Deus naquela época. 

Oração: Agradeçam a Deus pelos conselhos que Ele nos deixou em Sua palavra, a Bíblia.

Louvor: Coloque previamente dentro de uma caixa ou pote, as sugestões de louvores dos integrantes da família. Chacoalhe e retire uma sugestão de dentro da caixa e cantem.

Versículo para memorizar: “Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.” Tiago 3.16 NVI

Instrução: Caim e Abel, filhos de Adão e Eva cresceram. Caim foi lavrador da terra e Abel foi pastor de ovelhas. Um dia os dois decidiram levar presentes para oferecer a Deus. Caim ofereceu alguns frutos da terra e Abel trouxe o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, ofereceu as melhores partes, e Deus se agradou de sua oferta.
A oferta de Caim foi rejeitada, não por se tratar do fruto da terra. O problema estava dentro no coração dele. Sua expressão ficou triste demonstrando todo mal em seu coração.
Deus perguntou porque ele estava com raiva e o advertiu que o pecado queria dominá-lo, e ele precisa vencê-lo.
Apesar da advertência, Caim não deu ouvidos e concentrou sua fúria sobre Abel, não podia suportar a ideia que seu irmão era melhor do que ele. Motivado pela inveja e ciúmes, Caim tirou a vida de Abel.
Sua desobediência teve consequências. Deus ainda deu mais uma oportunidade para que ele se arrependesse (v 10). E em Sua misericórdia colocou um sinal de proteção em Caim (v 15).
A família sofre quando recusa aceitar os conselhos de Deus. E apesar dos erros, Ele não desiste dela, mas oferece um meio para nos perdoar e reconciliar com Ele.

Atividade: (para o caderno) Não tente se parecer melhor ou competir com alguém. As coisas mais importantes na vida, não tem a ver com as habilidades naturais que você possa ter ou com o fato de ser melhor do que alguém. As coisas mais importantes na vida estão relacionadas com a fé, o amor e a obediência a Deus.
Faça um cartão com elogios para um dos integrantes da família! Ou talvez, aproveite a oportunidade de pedir perdão.

Oração final: Não é vergonha se arrepender e pedir desculpas quando se está errado. Deus nos oferece a oportunidade de reparar e evitar sofrimentos desnecessários. Orem a Deus, pedindo a ajuda dEle para a família tenha um perfeito relacionamento com Deus e entre si. 

Deus abençoe!

Discipulado no lar - 6º DIA: Uma família escolhida

Olá Família! Este é o sexto encontro de Discipulado no lar. O tema abordado é: A família sofre porque as pessoas erram.



Objetivo: Que a família com a ajuda a Deus desfrute verdadeira comunhão.

Base Bíblica: Gênesis 37:1-35, 42:1-8, 45:1-15

Recurso: Pra contar a história dos 12 irmãos, você pode usar uma caixa de lápis de cor.

Oração: Orem agradecendo a Deus pela comunhão familiar.

Louvor:
Para as crianças: É feliz o lar https://www.youtube.com/watch?v=u66eh_M6mBI

Versículo para memorizar: “...sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”. Efésios 4:32 NTLH

Instrução: A bíblia conta a história de uma família muito rica, numerosa, e muito especial para Deus. Um dos filhos era preferido pelo pai, e ele não escondia isso. Certa vez, Jacó deu ao filho José, uma túnica especial, do tipo que só um privilegiado filho mais velho receberia. Isso deixou os demais com muita raiva. E aumentou quando, José observou algumas atitudes dos irmãos que o deixou chocado e contou tudo ao pai, deixando a situação bem difícil, a ponto de não falarem mais com ele, ignorando-o totalmente. Pra piorar, José teve sonhos estranhos e pensou que seus irmãos ficariam interessados e curiosos, mas estava totalmente enganado, eles o odiaram ainda mais.
Quando seus irmãos, que cuidavam dos rebanhos de ovelhas, longe de casa, viram José indo encontra-los a pedido do pai, o ódio e a inveja levou-os a tomar uma terrível decisão. É assim que o pecado vai se desenvolvendo. Ele começa com apenas um pensamento e depois se transforma em ação. Que grande maldade os irmãos fizeram! Atiraram José em um poço e depois o venderam como escravo, por 20 peças de prata. Molharam sua túnica no sangue de um animal e mostraram ao pai, que ficou muito triste, acreditando que José tivesse morrido.
Daquele dia em diante, passaram a conviver com o remorso e a culpa. Encobrir coisas erradas, não resolve o problema e não traz alívio. A traição, a vingança e a mentira geram desavença.
E uma família rica, numerosa e especial, que tinha tudo pra ser feliz, estava desestruturada, em pecado; pois traíram e venderam o próprio irmão e depois ainda mentiram para o pai, que sofreu o suposto luto. Essa família precisava de arrependimento, confissão e perdão. A família que Deus tinha um plano maravilhoso! Como pode ser devastador, uma atitude que começou como um simples “ciúme” entre irmãos. Era preciso conserto.
Mas Deus, que é misericordioso, e quer o melhor para as famílias, promoveu um reencontro. Uma oportunidade para que eles reconhecessem o erro e a culpa, por um problema não resolvido.
Os irmãos precisaram viajar para o Egito, pra comprar comida, onde José, o irmão vendido como escravo, agora era o governador. Eles não o reconheceram, mas ele os reconheceu, e depois de algumas conversas, José percebeu que agora estavam diferentes, haviam aprendido com seus próprios erros e estavam arrependidos; então ele os perdoou. Houve choro, reencontro e alegria! A família voltou a ter comunhão.

Atividade: (para o caderno) A família da nossa história era composta por 12 irmãos. Preparem uma lista com 12 dicas para manter a comunhão familiar. Ou ainda, uma lista, contendo 12 ações que desestruturam a família e devem ser evitadas.

Oração final: Orem pelos pais, filhos, irmãos e peçam a ajuda de Deus para manter a comunhão, honestidade, amor e o perdão entre a família.

Deus os abençoe! 

Discipulado no lar - 7º DIA: O Filho de Deus


Olá Família! Este é o sétimo encontro de Discipulado no lar. O tema abordado é: Jesus veio para consertar as pessoas. Jesus veio ao mundo porque Deus nos ama e não quer ver nossa família sofrendo por causa das coisas erradas que fazemos.


Objetivo: Que a família receba o presente de Deus, o Seu Filho Jesus, o salvador prometido.

Base Bíblica: Isaías 7:14; Miquéias 5:2; Isaías 35:5-6

Oração: Agradeçam a Deus pelo presente dado por Ele; Jesus o salvador.

Louvor: Escolham hinos e cânticos que falem sobre Jesus, o Filho de Deus.

Versículo para memorizar: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna.”. João 3:16 NTLH

Jogo: Encontre as pistas: Prepare tiras de papel e escreva as seguintes referências bíblicas: Isaías 7:14 – Nasceu de uma virgem; Miquéias 5:2 – Nasceu na cidade de Belém e Isaías 35:5-6 Faria muitos milagres. Esconda as pistas em lugares facilmente acessíveis. Quem encontrar, leia para os demais. Finalize dizendo que estas coisas foram escritas muitos anos de Jesus nascer.

Instrução: O nascimento de Jesus foi um grande milagre, que mudou o mundo! Mas não aconteceu sem aviso. Deus, desde o Jardim do Éden (Gênesis 3:15­) disse que enviaria Alguém, que acabaria com o pecado e venceria.
Ele também falou ao longo da História, através de profetas, que são pessoas que recebem a mensagem de Deus e depois contam essas mensagens; para todos poderem identificar o salvador prometido, quando nascesse.
Isaías foi um profeta muito importante, ele escreveu sobre o nascimento, muitos anos de Jesus nascer. Ele também disse que Jesus faria muitos milagres, coisas que ninguém mais poderia fazer.
Outro profeta, chamado Miquéias também escreveu que o salvador nasceria em Belém. E exatamente como eles haviam dito, aconteceu, se cumpriu. Porque Jesus realmente é o Filho de Deus, o salvador que há muito tempo, Ele prometeu enviar.
Você percebe o que a maior promessa de Deus, significa para a você e sua família? O presente do perdão e a vida eterna.

Atividade: (para o caderno) Amor em ação! Com a sua família, faça uma lista de todas as maneiras que você viu outros mostrando amor esta semana.

Oração final: Orem por pessoas que ainda não receberam o presente de Deus, seu Filho Jesus, o presente do perdão e a vida eterna.

Desafio: Caderno de oração. Cole fotos de amigos, vizinhos, familiares, ou faça uma lista com o nome de cada um. Cultivem o hábito de orar por estas pessoas. Um integrante da família pode ficar responsável por telefonar, enviar um WhatsApp transmitindo encorajamento à pessoa que foi lembrada naquele dia. 

Deus abençoe!

Discipulado no lar - 8º DIA: A família de Jesus


Olá Família! Este é o oitavo encontro de Discipulado no lar. O tema abordado é: Jesus veio para consertar as pessoas.



Objetivo: Que a família cresça, forte espiritualmente e cheia de sabedoria.

Base Bíblica: Lucas 2:39-52

Recurso: Confeccionar uma família dos tempos bíblicos com materiais recicláveis, caixinhas, latinhas, pedaços de tecido, ou papel, etc...

Oração: Oração conjunta: Orem de pé em círculo, completando as frases como, por exemplo: Obrigado Senhor por _____________ (cada um tem a oportunidade de falar algo). Eu te amo Jesus porque _________________. A oração pode expressar gratidão, confissão ou louvor.

Louvor:

Versículo para memorizar: “O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele”. Lucas 2:40 NVI

Instrução: Sabemos que, Jesus é o Filho de Deus, enviado ao mundo para nos mostrar amor do Pai. Para cumprir o plano de Deus, Jesus nasceu como um bebê, teve uma família como todas as outras aqui na terra. O pai era José, sua mãe era Maria, e teve vários irmãos. Ele cresceu, aprendeu a ler, a escrever, tinha amigos, brincou, ajudou seus pais, era obediente a eles. José era carpinteiro, e ensinou sua profissão a Jesus.
Enquanto crescia, Ele se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria. (Lucas 2.40) Desde pequeno, mesmo Jesus sendo Filho de Deus, recebeu treinamento de seus pais. Com isso seu espírito era fortalecido e Ele adquiria sabedoria. Ele tinha uma missão a cumprir na terra!
Quando Jesus foi pela primeira vez, com sua família, na festa de Páscoa em Jerusalém; Ele mostrou que conhecia as escrituras aos doutores da lei (Lucas 2:46-48). Todos ficaram maravilhados e admirados do conhecimento do menino que tinha apenas 12 anos na ocasião. 
Jesus vivia em Nazaré, uma aldeia da Galileia, se preparando para uma grande missão: dar sua vida por nós. Quando se tornou adulto, começou a andar por vários lugares falando do amor de Deus, ensinando, e curando muitas pessoas.
Sua família também tem uma missão importante: ensinar os filhos a palavra de Deus e juntos orar, testemunhar e contar aos outros sobre Jesus, o Filho de Deus.

Atividade: (para o caderno) Plano de ação! Escreva o que você pode fazer, para crescer como Jesus. Eu vou fazer: ...

Oração final: Senhor, eu me sujeito a Ti. Sei que educar um filho em Teus caminhos é uma tarefa que está além de minhas capacidades humanas. Sei que preciso de Tua ajuda. Quero colaborar contigo e receber Tua sabedoria, Teu discernimento e Tua direção. Também preciso de Tua força e paciência e de uma porção generosa de Teu amor fluindo através de mim. Ensina-me a amar como Tu amas. 
(Extraído do livro: Minutos de oração para uma mulher de fé de Stormie Omartian)

Deus abençoe!

Discipulado no lar - 9º DIA: A família que hospedou Jesus


Olá Família! Este é o nono encontro de Discipulado no lar. O tema abordado é: Jesus veio para consertar as pessoas.



Objetivo: Compreender que a família que hospeda Jesus, recebe orientação, transformação e até milagres.

Base Bíblica: Lucas 10:38-42; João 11:1-45

Recurso: A família pode confeccionar bonecos ou fantoches, representando os irmãos: Marta, Maria e Lázaro.

Oração: Deus, nos ajude a viver cada dia com gratidão e louvor no coração, cumprindo o nosso propósito e chamado: te adorar e te glorificar.

Louvor:
Para as crianças menores: https://www.youtube.com/watch?v=80NHdIPpj-8

Versículo para memorizar: “Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos”. Apocalipse 3:20 NTLH

Instrução: Em Betânia, pequena aldeia perto de Jerusalém, vivia uma família que hospedou Jesus, os irmãos, Marta, Maria e Lázaro. Essa amizade era recente, haviam se conhecido enquanto Jesus andava de cidade em cidade falando sobre o reino de Deus; mas depois que essa família conheceu Jesus, nunca mais foi a mesma!
Sempre que Jesus visitava Jerusalém, passava pela casa de seus amigos. Marta corria preparar uma deliciosa refeição. Gostava de cozinhar e receber pessoas. Ficava agitada e preocupada e queria que tudo estivesse perfeito. Ao contrário de sua irmã, Maria, que tranquila e cheia de reflexões, ouvia atentamente os ensinamentos de Jesus, o que aborrecia Marta que gostaria que sua irmã a ajudasse e tivesse as mesmas preocupações que ela. Mas Marta aprendeu com Jesus, que não precisava se preocupar com tantas coisas e deveria respeitar a escolha de Maria, conviver em união e harmonia, respeitando as diferenças.
Maria ouvia atentamente os conselhos de Jesus, esses ensinamentos a fizeram mudar de atitude, reconhecer que era pecadora e precisava do perdão de Deus.
Um dia, Lázaro, o irmão de Marta e Maria, ficou doente. Suas irmãs, muito preocupadas mandaram avisar Jesus que seu querido amigo estava doente. Jesus gostava muito de Lázaro, como também de Marta e Maria. Porém quando chegou em Betânia, Lázaro já estava morto e sepultado havia quatro dias. Marta saiu correndo ao seu encontro de Jesus. Ela acreditava fervorosamente que seu amigo era o filho de Deus, o salvador prometido.
Jesus foi ao lugar onde Lázaro foi sepultado, orou a Deus e depois chamou Lázaro em voz alta! Seguiu-se um silêncio tenso. Todos prenderam a respiração. Mas de repente, apareceu Lázaro cambaleando e saiu para o sol quente. Todos começaram a rir e chorar ao mesmo tempo, crendo que Jesus era o Filho de Deus. Muitos passaram a crer em Jesus, através daquela família, que hospedou Jesus.

Atividade: (para o caderno) Aconteceu na minha casa... Escreva ou desenhe sobre mudanças que ocorreram na sua casa, pelo fato de “hospedar” Jesus, ou seja, ter Jesus na sua casa.

Oração final: Orem a Deus, pedindo que Jesus sempre esteja em sua casa, orientando sua família, transformando e atuando milagres. Muitos podem crer em Jesus, através da sua família! 

Deus abençoe!


Discipulado no lar - 10º DIA: O Fruto do Espírito


Olá Família! Este é o décimo encontro de Discipulado no lar. O tema abordado é:  A família melhora seguindo a Jesus.
Objetivo: Que a família deseje ser controlada pelo Espírito Santo produzindo o fruto do Espírito.

Base Bíblica: Gálatas 5:22-23

Recurso: Você pode usar para explicar sobre o fruto do Espírito uma tangerina ou um cacho de uvas, sabendo que é: um fruto com nove qualidades.

Oração: Pratiquem um exercício de louvor, dando aos integrantes da família oportunidade de completarem a frase: “Meu Deus é tão grande que...” Alguns exemplos: “Meu Deus é tão grande que sabe todas as coisas”; “Meu Deus é tão grande que vê o que está acontecendo neste instante no outro lado da lua”.

Louvor:
O fruto do Espírito é o amor https://www.youtube.com/watch?v=x9MFUxJ_B9E 

Versículo para memorizar: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”. Gálatas 5:22-23 NAA – Nova Almeida Atualizada

Instrução: O propósito de Deus para a família, é que ela seja transformada a cada dia, se parecendo com Jesus, deixando que o Espírito Santo produza nela o fruto do Espírito. Este fruto é produzido e se desenvolve mais plenamente, quando nos rendemos a Ele. Ele tem nove qualidades:
Amor- busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca
Alegria- contentamento, na graça, e na presença de Deus.
Paz- tranquilidade, convicção de que tudo vai bem entre você e Deus.
Longanimidade – perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para desespero.
Benignidade – não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor, respeitar.
Bondade- fazer o que é certo.
Fidelidade- lealdade constante e inabalável, compromisso, honestidade.
Mansidão- moderação, humildade.
Temperança ou domínio próprio- controle ou domínio sobre as próprias vontades, pensamentos, sentimentos e atos.

Atividade em família: Leiam Gálatas 5:22-23. Cada um irá receber uma qualidade do fruto e fará uma propaganda para tentar convencer os outros a "comprar" este fruto do Espírito. Depois de alguns minutos, apresentem a propaganda. 

Atividade: (para o caderno) Desenhe um cacho com 9 uvas e escreva as qualidades do Fruto do Espírito em cada uva. Depois pinte e decore com cola colorida ou use os recursos que você mais gosta.

Oração final: Peça a Deus, para que sua família seja controlada pelo Espírito Santo de forma tão plena, que as outras pessoas vejam esse fruto especial em vocês e desejem obtê-lo.

Deus abençoe!