Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2022

Discipulado no lar - 2º DIA: As primeiras crianças: Caim e Abel

Olá Família, este é o segundo encontro de Discipulado no lar. O tema abordado nos três primeiros será: Deus criou a família perfeita.


Objetivo:
Que a família agradeça a Deus por cada integrante e reconheça que Deus criou cada um com suas particularidades.

Base Bíblica: Gênesis 4:1-2

Oração: Oração agradecendo a Deus por cada integrante de sua família.

Louvor: Sugestão: Escolham um louvor sobre família, por exemplo da Aline Barros ou Cassiane e Jairinho.

Versículo para memorizar: “Os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que Ele dá.”. Salmos 127:3

Instrução: Adão colocou o nome de Eva em sua esposa, que quer dizer “vida”, “mãe da humanidade”. Eva ficou muito feliz com o nascimento de Caim. O nome Caim significa “Bem, Possessão, Propriedade”. Aquele filho talvez fosse mais valioso para Eva do que qualquer outra coisa, e ela desde o começo compreendeu que ele era um presente dado por Deus. Mais tarde, nasceu Abel, o segundo filho.
Deus criou Adão e Eva, e deu vida a Caim e Abel. Esse mesmo Deus fez você e eu. Ele escolheu a cor dos seus olhos, dos seus cabelos e da sua pele. Deus deu tudo o que você necessitava para ser você! Deus o ama muito. Como é maravilhoso que é um Deus perfeito e santo nos tenha criado, e nos ame tanto!
Os meninos cresceram. Caim se interessou em cuidar da terra, e se tornou agricultor. Já Abel, gostava de ovelhas, e se tornou “pastor de ovelhas”.
Cada pessoa é diferente da outra, mesmo irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. As diferenças entre irmãos, até mesmo gêmeos, vão muito além dos olhos, cabelo e porte físico. Cada um tem sua personalidade, seu modo de ver as coisas, de tratar as pessoas; um é mais concentrado, outro é mais responsável, uns se destacam por serem brincalhões, outros por serem mais amorosos e assim continua a lista de qualidades e diferenças. Porém, todos fomos criados por Deus e para Ele.

Tarefa: Reúna os participantes da família em círculo e o pai ou a mãe, inicia dizendo o seu nome, seguido de uma qualidade que comece com a primeira letra do seu nome e de alguma forma descreva alguma de suas características. (Ex: Fernando feliz, Cristina criativa, Maria motivadora). Quem estiver no lado, acrescenta o seu nome e c qualidade, e acrescenta o anterior. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa dizendo o nome e tendo que lembrar a qualidade dos que a antecederam, para depois acrescentar o seu nome e sua qualidade.

Outra opção, é “Parente secreto”. A família deverá estar disposta em círculo e cada participante sorteia um papel com o nome de outro participante. Um participante começa a dar dicas sobre o seu “Parente secreto”, suas qualidades, do que mais gosta; para que os outros tentem descobrir. O que acertar, continua a brincadeira dando as dicas do seu “Parente secreto”, até todos participarem.

Atividade: (para o caderno) Escreva o nome de cada integrante de sua família e uma qualidade.

Oração final: Agradeçam a Deus por terem sido criados por Ele, com suas qualidades e diferenças. Peçam a Deus que os ajude a serem pessoas boas e realizadas, sempre amando e respeitando um ao outro.

Deus os abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário