Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2022

Discipulado no lar - 20º Dia – A família e os Mandamentos do lar: parte 02



Olá Família! Este é o vigésimo encontro de Discipulado no lar.
O tema abordado é: Sua família pode ser melhor. Fazendo o que Jesus ensinou, o futuro da sua família será como o céu azul, cheio de paz.

Objetivo: Que sua família priorize os princípios de Deus para ter um lar feliz e abençoado.

Base Bíblica: Êxodo 20:1-17; Deuteronômio 5:1-21; Marcos 12:29-33; Mateus 22:36-40

Oração: Orem com Salmos 119: 97-105

Louvores: “Família Projeto de Deus” https://www.youtube.com/watch?v=2UD5mEidoHw
“Família Debaixo da Graça” https://www.youtube.com/watch?v=-Bi7rPrBG8E
“Família nas mãos de Deus” https://www.youtube.com/watch?v=6p12-XHjgos

Versículo para memorizar: “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.” Salmos 19:7 NVI

Recursos: Conclua a 2ª etapa da casinha com os “Mandamentos do lar”. Finalize os dez corações e escreva em cada deles, um mandamento. Em seguida, cole atrás de cada coração uma fita, ligando à casa.

Atividade: Corte alguns quadrados de folha de papel e escreva letras correspondentes aos outros seis mandamentos do lar. Embaralhe as letras de cada palavra e peça à família para formar. Ajude se precisar. Explique conforme a instrução abaixo. Depois prossiga com as letras da palavra seguinte.
Outra opção é misturar todas as letras e tentar montar as quatro palavras de uma vez, depois explicar cada uma delas.

Instrução: Aprendemos anteriormente que nosso lar precisa ser alicerçado nos princípios de Deus, com justiça e honestidade. Enumeramos alguns mandamentos importantes para o lar. Começando com 1. Deus, 2. Amor, 3. Gratidão e o 4. Harmonia. Vamos continuar?
5. Respeito: A palavra de Deus ensina a tratar a todos com respeito. Esposa respeite o marido e vice versa, filhos respeitem seu pai e sua mãe.
6. Obediência: Obedeçam a Deus, os filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
7. Paciência: É a capacidade de suportar contrariedades, incómodos e dificuldades com calma e tranquilidade; exercitando a tolerância. “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Romanos 12:12). “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Efésios 4:2)
8. Sinceridade: Sempre falem a verdade, mas de um jeito que não machuque o outro. Não acusem ninguém sem provas.
9. Perdão: Perdoar alguém, é um ato de fé e bondade, pois aquele que perdoa, também recebe o perdão de Deus (Mateus 6:14) Perdoem e serão perdoados (Lucas 6:37). “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”. (Lucas 17:3-4)
10. Diálogo: É a capacidade de trocar ou discutir ideias, de ouvir, de conversar, intencionando o bom entendimento entre a família. “...cada um esteja pronto para ouvir” (Tg 1.19a). “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor” (Salmos 19:14)
Podemos finalizar com o que diz em Mateus 7:12 – “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês”. O que eu não desejo pra mim, não posso fazer à minha família!
Que sua família reflita e decida viver em conformidade com os princípios de Deus para ser feliz e abençoada.

Oração final: Senhor, nos ajude a sermos uma família abençoada, que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, e nem se assenta na roda dos escarnecedores. Mas que, o nosso prazer esteja na lei do Senhor, e nela meditemos de dia e de noite. Amém. (Salmos 1:1-2)

Deus os abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário