Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2022

Discipulado no lar - 6º DIA: Uma família escolhida

Olá Família! Este é o sexto encontro de Discipulado no lar. O tema abordado é: A família sofre porque as pessoas erram.



Objetivo: Que a família com a ajuda a Deus desfrute verdadeira comunhão.

Base Bíblica: Gênesis 37:1-35, 42:1-8, 45:1-15

Recurso: Pra contar a história dos 12 irmãos, você pode usar uma caixa de lápis de cor.

Oração: Orem agradecendo a Deus pela comunhão familiar.

Louvor:
Para as crianças: É feliz o lar https://www.youtube.com/watch?v=u66eh_M6mBI

Versículo para memorizar: “...sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”. Efésios 4:32 NTLH

Instrução: A bíblia conta a história de uma família muito rica, numerosa, e muito especial para Deus. Um dos filhos era preferido pelo pai, e ele não escondia isso. Certa vez, Jacó deu ao filho José, uma túnica especial, do tipo que só um privilegiado filho mais velho receberia. Isso deixou os demais com muita raiva. E aumentou quando, José observou algumas atitudes dos irmãos que o deixou chocado e contou tudo ao pai, deixando a situação bem difícil, a ponto de não falarem mais com ele, ignorando-o totalmente. Pra piorar, José teve sonhos estranhos e pensou que seus irmãos ficariam interessados e curiosos, mas estava totalmente enganado, eles o odiaram ainda mais.
Quando seus irmãos, que cuidavam dos rebanhos de ovelhas, longe de casa, viram José indo encontra-los a pedido do pai, o ódio e a inveja levou-os a tomar uma terrível decisão. É assim que o pecado vai se desenvolvendo. Ele começa com apenas um pensamento e depois se transforma em ação. Que grande maldade os irmãos fizeram! Atiraram José em um poço e depois o venderam como escravo, por 20 peças de prata. Molharam sua túnica no sangue de um animal e mostraram ao pai, que ficou muito triste, acreditando que José tivesse morrido.
Daquele dia em diante, passaram a conviver com o remorso e a culpa. Encobrir coisas erradas, não resolve o problema e não traz alívio. A traição, a vingança e a mentira geram desavença.
E uma família rica, numerosa e especial, que tinha tudo pra ser feliz, estava desestruturada, em pecado; pois traíram e venderam o próprio irmão e depois ainda mentiram para o pai, que sofreu o suposto luto. Essa família precisava de arrependimento, confissão e perdão. A família que Deus tinha um plano maravilhoso! Como pode ser devastador, uma atitude que começou como um simples “ciúme” entre irmãos. Era preciso conserto.
Mas Deus, que é misericordioso, e quer o melhor para as famílias, promoveu um reencontro. Uma oportunidade para que eles reconhecessem o erro e a culpa, por um problema não resolvido.
Os irmãos precisaram viajar para o Egito, pra comprar comida, onde José, o irmão vendido como escravo, agora era o governador. Eles não o reconheceram, mas ele os reconheceu, e depois de algumas conversas, José percebeu que agora estavam diferentes, haviam aprendido com seus próprios erros e estavam arrependidos; então ele os perdoou. Houve choro, reencontro e alegria! A família voltou a ter comunhão.

Atividade: (para o caderno) A família da nossa história era composta por 12 irmãos. Preparem uma lista com 12 dicas para manter a comunhão familiar. Ou ainda, uma lista, contendo 12 ações que desestruturam a família e devem ser evitadas.

Oração final: Orem pelos pais, filhos, irmãos e peçam a ajuda de Deus para manter a comunhão, honestidade, amor e o perdão entre a família.

Deus os abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário