Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2022

Discipulado no lar - 5º DIA: A primeira rivalidade familiar

Olá Família! Este é o quinto encontro de Discipulado no lar. O tema é: A família sofre porque as pessoas erram. Porém Deus nos ama e oferece um caminho para a reconciliação.


Objetivo: Que a família aceite os conselhos de Deus e ofereça a Ele uma verdadeira atitude de adoração.

Base Bíblica: Gênesis 4:3-16

Recurso: Fazer uma amostra com as pedrinhas e gravetos representando um altar. Colocar figura de ovelha, frutas e hortaliças, mostrando como um presente era oferecido a Deus naquela época. 

Oração: Agradeçam a Deus pelos conselhos que Ele nos deixou em Sua palavra, a Bíblia.

Louvor: Coloque previamente dentro de uma caixa ou pote, as sugestões de louvores dos integrantes da família. Chacoalhe e retire uma sugestão de dentro da caixa e cantem.

Versículo para memorizar: “Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.” Tiago 3.16 NVI

Instrução: Caim e Abel, filhos de Adão e Eva cresceram. Caim foi lavrador da terra e Abel foi pastor de ovelhas. Um dia os dois decidiram levar presentes para oferecer a Deus. Caim ofereceu alguns frutos da terra e Abel trouxe o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, ofereceu as melhores partes, e Deus se agradou de sua oferta.
A oferta de Caim foi rejeitada, não por se tratar do fruto da terra. O problema estava dentro no coração dele. Sua expressão ficou triste demonstrando todo mal em seu coração.
Deus perguntou porque ele estava com raiva e o advertiu que o pecado queria dominá-lo, e ele precisa vencê-lo.
Apesar da advertência, Caim não deu ouvidos e concentrou sua fúria sobre Abel, não podia suportar a ideia que seu irmão era melhor do que ele. Motivado pela inveja e ciúmes, Caim tirou a vida de Abel.
Sua desobediência teve consequências. Deus ainda deu mais uma oportunidade para que ele se arrependesse (v 10). E em Sua misericórdia colocou um sinal de proteção em Caim (v 15).
A família sofre quando recusa aceitar os conselhos de Deus. E apesar dos erros, Ele não desiste dela, mas oferece um meio para nos perdoar e reconciliar com Ele.

Atividade: (para o caderno) Não tente se parecer melhor ou competir com alguém. As coisas mais importantes na vida, não tem a ver com as habilidades naturais que você possa ter ou com o fato de ser melhor do que alguém. As coisas mais importantes na vida estão relacionadas com a fé, o amor e a obediência a Deus.
Faça um cartão com elogios para um dos integrantes da família! Ou talvez, aproveite a oportunidade de pedir perdão.

Oração final: Não é vergonha se arrepender e pedir desculpas quando se está errado. Deus nos oferece a oportunidade de reparar e evitar sofrimentos desnecessários. Orem a Deus, pedindo a ajuda dEle para a família tenha um perfeito relacionamento com Deus e entre si. 

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário