Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2022

Discipulado no lar - 11º DIA: Os dois caminhos


Olá Família! Este é o décimo primeiro encontro de Discipulado no lar. O tema abordado é: A família melhora seguindo a Jesus.



Objetivo: Que a família escolha trilhar pelo caminho estreito que conduz à vida eterna.

Base Bíblica: Mateus 7:13-14; Lucas 13:24

Dinâmica: Você pode usar dois recipientes para a dinâmica: Um copo pequeno representando o caminho estreito e uma bacia grande representando o caminho largo, e alguns feijões. Cada um dos integrantes fica em pé, há um passo da bacia, e com alguns feijões na mão começa a jogar da altura da cintura na direção dela, tentando acertar o máximo possível dentro. Agora mude o objeto colocando o copo e fazendo o mesmo procedimento. Depois de todos participarem, explique como é mais fácil “entrar pelo caminho largo” – a bacia. E poucos são os que entram pelo “caminho estreito” – que está representado pelo copo. E se colocar um cd em cima do copo, e tentar acertar o furo, fica ainda mais difícil, não é mesmo?!

Oração: Orem com salmos, use o Salmo 8 que fala sobre a grandeza de Deus. Cada integrante da família lê um verso.

Louvor: Na viagem desta vida https://www.youtube.com/watch?v=P4wEuu8n5AU  

Versículo para memorizar: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” Provérbios 14:12 NVI

Instrução: Quando Jesus estava aqui na terra, percorria cidades e aldeias, anunciando o reino de Deus. Uma multidão o seguia, acompanhando os seus milagres, o admirando em tudo o que dizia, fazendo perguntas e pedindo orientação. Certa vez, alguém lhe perguntou se seriam poucos os que seriam salvos. Jesus não respondeu quantos seriam, mas que teríamos de fazer tudo, para entrar pela porta estreita.
Explicou também, que existem duas portas que levam a dois caminhos, um é largo, fácil, enganoso, e leva à perdição. E o outro é estreito, nem todos conseguiriam entrar, pois teria algumas dificuldades, precisaria “querer” entrar, se esforçar, se adequar, negar algumas vontades próprias e optar em fazer o que é correto; mas este porém, leva à salvação, ou seja, a vida eterna com Deus.
Em suas últimas instruções aos discípulos Ele afirmou que, Ele era o caminho, o único que leva à Deus, no céu. Onde Ele está preparando uma casa especial, para aqueles que optarem por este caminho.
Deus nos ama muito, por isso deu o Seu Filho para morrer por nós. Por isso, hoje a sua família tem uma escolha, o caminho estreito, ou o caminho largo. O caminho estreito é árduo, mas sua família não estará sozinha, Jesus está com vocês, e no final tem a vida eterna!

Atividade: (para o caderno) Escreva as seguintes palavras no caderno, depois circule as escolhas que nos levam pelo caminho estreito e coloque um X nas que nos levam pelo caminho largo:
PERDÃO        RENÚNCIA    COMPAIXÃO             INCREDULIDADE
ROUBO          VERDADE      FALSIDADE               FRUTO DO ESPÍRITO
MENTIRA       AMOR            FIDELIDADE  AMOR AO DINHEIRO         
DROGAS       FÉ                   ORAÇÃO                   OBEDIÊNCIA

Oração final: Peça a Deus, para que sua família seja fiel a Deus e dependa da ajuda dEle para continuar no caminho estreito.

Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário